A página que procura não dispõe de conteúdos no seu idioma.

Experiências

Açorda, is the New Black

Açorda, is the New Black

A gastronomia desta região da margem esquerda do Guadiana, muitos anos isolada, ganhou características únicas e diferenciadas do restante Alentejo. Desafiamos a fazer um peddy-paper gastronómico:

  • Percorrendo as ruas de Mourão, e seguindo as pistas, irão encontrar os produtores locais que vendem os seus produtos frescos e biológicos, da época, e que irão servir para confeccionar ... Açordas.

Estradas com 'SENTIDOS'

Estradas com 'SENTIDOS'

Temos à sua espera viagens de paisagem, história e mitologia, com castelos, terras milenares e 2 cursos de água que criaram 2 Albufeiras: a Ribeira das Vinhas e o Rio Guadiana.

Venha caminhar pelas estradas medievais que ‘abraçam’ o castelo, por entre as reservas de água da centenária Albufeira e do novo Grande Lago de Alqueva, pelas planícies encantadas das Ferrarias, antigo posto da Guarda Fiscal, ou ainda pelo ‘santuário’ de S. Pedro, que tantos milhares de anos tem para nos mostrar!

Experimente o Telhado do Alqueva

Experimente o Telhado do Alqueva

Se associa o Grande Lago do Alqueva somente ao turismo náutico saiba que está a perder algo mágico: a fruição de um céu estrelado livre de poluição luminosa, perfeitamente claro e propício para explorar os segredos do céu noturno.

A Rota Dark Sky® Alqueva, da qual Os 5 Sentidos são unidade aderente, é a primeira Reserva do Mundo a obter a Certificação Starlight Tourism Destination atribuída pela Unesco e pela Organização Mundial do Turismo.

E alguma vez sonhou ter a oportunidade de fotografar as estrelas, emolduradas por um castelo medieval?

No interior do Castelo de Mourão, com quase 800 anos de história, venha astrofotografar e saber mais sobre o céu dos nossos antepassados!

Mitos & Lendas de Mourão

Mitos & Lendas de Mourão

Venha desfrutar uma experiência única que nos transporta no tempo e no espaço, revivendo os episódios que marcaram esta vila, quase a celebrar os 800 anos do 1o foral.

Inicialmente localizada dentro das muralhas do castelo, a vila de Mourão expandiu-se no inicio do Séc. XVIII pela encosta Este onde ainda se observam vestígios da antiga muralha de proteção.

Das igrejas e ermidas, às inúmeras chaminés mouriscas, à oliveira milenar de N. Sra das Candeias, ao castelo, palco de inúmeros confrontos com os castelhanos, todos os recantos são um encanto!

O Cante... Alentejano

O Cante... Alentejano

Quando estamos no Alentejo conseguimos ouvir os sons de vários animais. Das cegonhas, às perdizes, dos grous aos insectos, passando pelas gralhas e as corujas, aqui o ‘silêncio’ é afinado!

Mourão é um dos melhores locais do país para observação, audição e fotografia de aves (ZPE Mourão/ Moura/Barrancos).

Estamos na época do: Sisão, Cuco- canoro, Cuco- rabilongo, Águia-calçada, Calhandra-real, Cegonha preta, Águia-cobreira, Charneco, Poupa, entre muitas outras.

Aventure-se nos campos cobertos de flores e venha ouvir o ‘Cante’ dos animais!

Pecados do Convento

Pecados do Convento

Aos habitantes do Convento de Nossa Senhora do Alcance fundado em 1575, Ordem dos Agostinhos Descalços ou Clérigos da Tomina, se deve um dos doces mais representativos e apreciados do receituário mouranense | alentejano: a Encharcada. Experienciando sabores e aromas, vamos fazer encharcada. Mime-se com um doce, que conta uma história!

Trilogia dos Sentidos

Trilogia dos Sentidos

E se o desafiassem para um triatlo prazeroso onde em vez de correr, caminhasse, e se em vez de nadar, remasse num caiaque para descobrir o tesouro escondido na outra margem,,, na nossa vizinha Espanha, e finalmente terminasse com um piquenique à sombra de uma azinheira, usufruindo dos inebriantes aromas do campo?

Por cá fazemos tudo isso! O que espera?

Viagens no Tempo

Viagens no Tempo

Das antas aos cromeleques, passando pelos menires e grupos ainda não catalogados, esta região é o herdeiro privilegiado de achados arqueológicos deixados pelos nossos antepassados pré-históricos, que aqui habitaram há mais de 6000 anos, favorecidos pelas vastas e férteis planícies alentejanas.

Estas terras, que já foram das mais densamente povoadas dos tempo pré-históricos, prometem uma experiência única aos amantes desta arte milenar.

Topo