Breve nota sobre Os 5 Sentidos

Cartão

'Os V Sentidos' nasceram com o objetivo de partilhar a autenticidade e riqueza desta região aos seus hóspedes, sentindo-se simultaneamente 'em casa'.

Há todo o campo para explorar e uma diversidade de atividades: a observações de estrelas, piqueniques em família e passeios de bicicletas, visitas arqueológicas e caminhadas pela região, observação de pássaros ou provas de vinho ou azeite.

Esperamos que queira desfrutar destas experiências e que possamos recebê-lo muito em breve!

 

Onde estamos

Era uma vez uma terra com história, repleta de estórias para contar. Terra de paisagens imensas, grandes memórias, cheiros inebriantes e sons de silêncio. E já alguma vez ouviu o silêncio? Por cá o corpo e a alma expandem-se como anéis de fumo lançados ao vento Suão! Sente-se a brisa da planície e o tempo transforma-se numa linha fictícia onde as horas se eternizam. Perdem-se no tempo as lembranças de outrora...

Mourão, vila raiana portuguesa do distrito de Évora, é sede de município com 278,63 km² de área e 2 663 habitantes. A vila e o castelo têm uma história que se confunde com a História de Portugal, pois o primeiro foral data de 1226. A Mourão estão ligadas figuras como D. Joana de Mendonça, IV Duquesa de Bragança e fundadora do Convento das Chagas, em Vila Viçosa, Cristóvão de Mendonça, o provável descobridor da Austrália, no 1º quartel do século XVI, ambos filhos do I Alcaide-Mor de Mourão, Diogo de Mendonça, companheiro de armas, em Azamor, Pedro de Mendonça Furtado, V Alcaide-Mor, o principal restaurador de 1640, que convenceu o futuro Rei D. João IV a aceitar a Coroa, etc., etc., etc.

Por tudo isto, e muito mais, venha descobrir Mourão, no Alentejo profundo!

 

O rosto do projeto

Ana Bravo

Ana Bravo, escolheu Mourão, terra dos seus antepassados e que ama de paixão, para lançar a marca Os 5 Sentidos com o objetivo de dar a conhecer todo o potencial desta terra esquecida, mas tão cheia de história e charme.

Licenciada em Economia pela UNL, nasceu e viveu na grande Lisboa, tendo trabalhado em empresas e organizações como a Sonae, a Apple, a Vobis, e a EntrAjuda | Banco Alimentar.

Desde criança, sempre fez férias em Mourão onde vivenciou, com as famílias materna e paterna, os usos e costumes locais, a paixão pela sua história e aprendeu a respeitar o ritmo da natureza.

Atualmente, além de gerir A Casa dos Sentidos e A Estalagem, promove experiências de gastronomia tradicional mouranense “Na cozinha com... Ana Bravo”, observação de aves “O Cante... Alentejano”, 4 rotas pedestres exclusivas “Caminhos com Sentidos”, os melhores locais de observação deste céu noturno “Reserva DarkSky® Alqueva” para astrónomos e astro-fotógrafos, entre outros.